
EDIÇÃO 2020
Olá bailarinas e bailarinos de danças ciganas!!!
O ano de 2020 trouxe muitos momentos desafiadores e por conta de todo o cenário mundial em relação a covid-19, o Festival de Dança Cigana Artística - FDCA de 2020 não se realizou de maneira presencial. Porém, nós da organização do FDCA queríamos manter viva a ideia do Festival e movimentar a dança cigana trazendo conteúdos sobre a cultura, a arte, a dança, a formação e muitos outros assuntos que nos fortaleça como bailarinas e bailarinos de dança cigana (amadores e profissionais) bem como os professores dessa dança. Porque, um dos papéis do FDCA é fortalecer a cena e tornar esse movimento continuo.
Nesse sentido, nos movimentamos de maneira on-line através do nosso Instagram (@festival.dancacigana.rj) e realizamos vários ações, como:
Festival Gipsy Virtual pelo Dia Internacional da Dança
Em uma iniciativa pioneira, realizamos este evento nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2020, com o quadro Conversa sobre Dança Cigana com 8 profissionais diferentes, entre eles romá, falando sobre temas ligados a cultura, a dança, música e o mercado. Também realizamos a mostra de danças ciganas com cerca 100 vídeos, em sua maioria inédito e ainda um show de gala (inédito) com profissionais do mercado da Dança Cigana Artística. Ah!!! Todo esse conteúdo está indo para o nosso canal no youtube.
Lançamos 2 quadros, o primeiro deles é o "QUAL É A MÚSICA?" que recebe indicações de músicas ciganas e suas histórias como uma forma de valorizar a cultura romani e seus artistas, e ele vai ao ar toda terça-feira e qualquer pessoa pode participar. O segundo quadro é "HISTÓRIAS e DANÇA CIGANA" que traz vídeos sobre temas diversos ligados a cultura romani e a dança cigana com convidados especiais ligados ao mercado da dança cigana bem como pessoas da etnia romá para trazer a sua narrativa sobre o assunto.
E porque estamos contando isso tudo? Para te mostrar que é possível continuar fazendo dança mesmo a distância e que FDCA quer fazer parte disso, incluir mais e mais pessoas e fomentar a ideia da dança cigana como arte cênica, como expressão artística de uma etnia que conta a sua história através da sua arte.
O FDCA aconteceu de maneira diferente em 2020, e te convidamos a nos acompanhar nas redes sociais e contribuir com FDCA e com a dança cigana artística no Brasil. O FDCA é feito para você e com você!
Gratas!
Luciana Sinder, Liane de Luna e Vivian Alves.
Nossas Iniciativas em 2020
Festival Gipsy Virtual pelo Dia Internacional da Dança
Dias 27, 28 e 29 de abril de 2020
-
Quadro Conversa sobre Dança Cigana com 8 profissionais diferentes, entre eles romá, falando sobre temas ligados a cultura, a dança, música e o mercado.
-
Mostra de danças ciganas com cerca 100 vídeos, em sua maioria inédito e ainda um show de gala (inédito) com profissionais do mercado da Dança Cigana Artística.
Quadro "QUAL É A MÚSICA?"
Este quadro recebe indicações de músicas ciganas e suas histórias como uma forma de valorizar a cultura romani e seus artistas.
Vai ao ar todas as terças feiras no Instagram do FDCA
Quadro "HISTÓRIAS e DANÇA CIGANA"
Contém vídeos sobre temas diversos ligados a cultura romani e a dança cigana com convidados especiais ligados ao mercado da dança cigana bem como pessoas da etnia romá para trazer a sua narrativa sobre o assunto.